Associações e entidades de preservação étnico-culturais


Informações

Ministrante:

Claudia Santana

 

Data:

Sala Hamburgo: 26-29/05/2020

Sala München: 30/05/2020-02/06/2020

 

Total

4 horas

 

Resumo:

O que é um Trachtenverein? Como os europeus preservam e vivenciam a sua cultura popular? Essas e muitas outras questões serão abordadas no módulo que se propõe a apresentar e discutir as diversas formações de grupos culturais na Europa e traçar paralelos com as formações existentes no Brasil.


Objetivo

Apresentar as diversas formas de organização de grupos de preservação de cultura popular, com foco na dança, nos países e regiões da Europa de língua alemã.

Conteúdo programático

Apresentação das formas de composição de grupos que se propõem a preservar as danças populares da região de língua alemã na Europa, abordando:

- seus objetivos,

- históricos,

- práticas,

- contextos atuais.

 

Serão as ferramentas pedagógicas utilizadas:

- Videoaula (live);

- Vídeos e websites para análise;

- Conteúdo textual;

 - Exercícios para fixação de termos em língua alemã;

 - Análise e discussão do tema através de plataforma de video conferência.

A ministrante

Formada em Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná e em Produção Sonora pela Universidade Federal do Paraná. No Brasil foi "tocadora" e "brincante" de manifestações populares brasileiras como Maracatu, Cacuriá e Fandango. Todas essas experiências proporcionaram uma maior reflexão, questionamento e análise de seu trabalho dentro dos grupos de dança popular alemã dos quais também participava. Desde 1996 integra grupos folclóricos e já fez parte do Original Einigkeit Tanzgruppe, Conjunto de Canto e Dança Junak e coordenou o Concordias Germanische Volkstanzgruppe, idealizando eventos como Ensaio no Parque e o encontro bienal Concordia Tanzboden.
Em 2012 mudou-se para Munique na Alemanha, onde integra os grupos Böhmerwald Sing- und Volkstanzgruppe München e Trachtenverein Schmied von Kochel. É membro da Deutsche Gesellschaft für Volkstanz e da Arbeitsgemeinschaft Volkstanz in Südtirol, além de frequentar regularmente eventos e bailes em toda região de língua alemã da Europa.
Em 2017 fundou o projeto Hin&Weg Volkstanz.